Fondue de Queijo

>













Uma ótima idéia para os dias mais frios
O chef Chico Ferreira (Romã Produções Gastronômicas) ensina como preparar essa delícia que aquece corações: fondue de queijo.
Faz algum tempo que deixou de ser novidade, mas o fato é que saborear uma deliciosa fondue de queijo acompanhada de um bom vinho, de bons amigos e de um bom papo já se tornou um verdadeiro clássico durante as noites frias!
Segundo o chef Chico Ferreira, da Romã Produções Gastronômicas, ao contrário do que se pensa, fazer fondue é muito fácil e rápido. "Não é necessário comprar aquelas misturas congeladas que trazem de tudo, menos os bons queijos Gruyére e Ementhal, essenciais para uma fondue de verdade".
Segundo a lenda, a fondue surgiu nos Alpes suíços durante o século XIII, quando os moradores tiveram uma superprodução de queijos e, para evitar a perda, derreteram todo o excesso produzido acrescentando Kirsch (um destilado de cereja local) para ajudar a conservá-los. Nascia ali uma tradição que permanece um símbolo da Suíça até hoje.
Abaixo uma prática receita de Fondue de Queijo assinada pelo chef Chico Ferreira. "Quem não tiver Kirch em casa pode substituir por vodka", explica. Após todos os ingredientes selecionados, basta encontrar aquele conjunto de fondue que com certeza está em algum lugar da casa e tentar esta receita que serve até 4 pessoas:
RECEITA:
• Ingredientes: 200g de queijo Gruyére ralado grosso, 200g de queijo emmenthal ralado grosso, 2 xícaras de vinho branco seco, 1 dente de alho descascado, 1 colher de sopa de amido de milho, 2 colheres de sopa de vodka ou Kirsch, noz-moscada, cubos de baguete amanhecida e batatas bolinha cozida em água e sal até ficar macia (opcional).
Modo de preparo: esfregue o dente de alho no fundo da panelinha de fondue (de preferência de fundo grosso e com réchaud para levar à mesa) e descarte-o. Misture ½ xícara de amido de milho e reserve. Acrescente o restante do vinho na panela e aqueça em fogo baixo. Junte os queijos ao vinho e mexa a mistura sem parar, até que os queijos estejam totalmente derretidos. Junte a mistura de vinho com amido e continue mexendo por 1 minuto até engrossar. Tempere com uma pitada de noz-moscada e despeje o Kirsch. Ponha a panela no réchaud e sirva acompanhado dos cubinhos de pão e/ou das batatinhas cozidas.
Dicas:
Como servi Fondues:
Photo by Layla G.











Fondue de carne: espete os pedaços de carne crua nos garfos próprios para fondue e frite-os na panela própria com óleo. Depois, mergulhe a carne frita no molho de sua preferência e aí é só saborear!
Fondue de queijo e chocolate: espete os pedaços de pão ou de fruta, biscoito ou bolo no garfo e mergulhe-os no creme de queijo ou de chocolate dentro da panela. Gire o garfo depois de mergulhá-lo para que o fondue pare de pingar.
Panela própria: a panela para fondue, chamada de caquellon, tem formato raso e largo e mantém a preparação quente e na consistência apropriada, graças ao fato de adaptar-se a um réchaud ou lamparina, cujo pavio mantém-se aceso, permitindo um cozimento lento.
Essa panela normalmente já vem com os grafos próprios, de cabo longo, chamados dos fourchettes. Eles têm de 25 a 35cm de comprimento, o que impede que você se queima quando for comer.
Se você não tiver essa panela em casa, prepare em uma panela comum média, coloque a mistura em uma tigela e leve ainda quente à mesa para servir.
Fonte: Guia de Cozinha 09

Nenhum comentário:

PASSO a PASSO Como fazer calda de caramelo

calda01Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
calda02Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
calda03Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
calda04Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
calda05Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender.
DICAS e TRUQUES Cozinha NESTLÉ

Passa a Passo - Massa de Biscoito - Como fazer


Massa de preparo rápido, é feita com 1 pacote de biscoito tipo maizena (200g), no lugar da farinha. Torta de limão com essa massa, fica uma delícia.
Comece triturando aos poucos os biscoitos num liquidificador, usando o modo pulsar, para que se forme uma farofa.
Image1Image2
Derreta numa panela, 1/2 pacote de manteiga (100g).
Depois que derreter, coloque a farofa de biscoitos e vá mexendo com uma colher de pau, até a manteiga incorporar e umedecer a farofa.
Image3
Misture bem até que a massa fique homogênea
Image4
Despeje a farofa numa forma que possa ir ao forno e com a mão espalhe a massa, pressionando um pouco, de maneira a forrar toda a forma. Com uma colher nivele a massa.
Image5
Leve ao forno em temperatura alta para assar por 15 minutos, ou até ficar dourado.
Pronto!
Com ela você poderá fazer uma torta de chocolate, limão, laranja, morango ou a fruta de sua preferência.
Obs: Todas as fotos dessa receita foram tiradas do blog :
Rainha do lar
mrec